Brasil

Estudante de escola pública do Piauí consegue bolsa integral na Universidade de NY

rnoO aluno Haziel de Oliveira Soares, de 19 anos, que cursou o Ensino Médio no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) João Henrique de Almeida, em Teresina (PI), conquistou uma bolsa integral para cursar Física na Universidade de Nova York, no Campus de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

O estudante representou o estado do Piauí em eventos como “Jovem Senador” e “Parlamento Jovem”, voltados para alunos do Ensino Médio de escolas públicas, e que ensinam sobre o Poder Legislativo brasileiro.

Isso impulsionou Soares a conseguir a vaga, uma vez que as instituições dos Estados Unidos prezam por atividades extracurriculares presentes no currículo.

Em entrevista ao governo do Piauí, a diretora do colégio informou que o estudante foi selecionado em fevereiro deste ano.

Por conta da pandemia, o piauiense só conseguirá iniciar os estudos a partir de setembro, período em que começa o ano letivo americano.

“Haziel estudou o ensino Médio todo aqui na escola e estava sendo acompanhado por nós. Sua conquista se deu por meio de testes e de acordo com seu currículo. Hoje, ele está na questão do envio de documentos. Estamos todos muito felizes com essa grande vitória, que é mais um degrau de uma vida exemplar como estudante”, completou a diretora.

Soares nasceu Barras, um município distante 120 quilômetros de Teresina. Para encontrar melhores condições de estudos, ele se mudou para a capital e desde a infância gostava de frequentar a escola.

O estudante conta que já no Ensino Fundamental se preocupava em realizar tarefas extracurriculares. Em seu primeiro ano de Ensino Médio, participou de um preparatório para as olimpíadas científicas, a chamada “Cidade Olímpica Educacional”.

A meta sempre foi estudar Física, a questão apenas saber aonde iria para realizar esse sonho. Após aplicar para 20 universidades norte-americanas, Haziel passou na Universidade de Nova York.

Ao governo do Piauí, ele detalhou o feito. “Era o que eu realmente queria estudar. Eu recebi uma bolsa completa que paga todos os meus custos, desde a anuidade da universidade até materiais, moradia, alimentação e despesas pessoais como as próprias passagens aéreas”, contou.

Agora, Haziel se prepara para o que viverá por lá. “Espero ter contato com pessoas do mundo todo, aprender diferentes culturas e estudar áreas diferentes como um segundo curso que seria Ciências Políticas. Essa flexibilidade acadêmica é uma coisa que me interessa bastante, estou bem ansioso para viver lá”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo