Impulsionar a economia regional é uma das melhores estratégias para alavancar o desenvolvimento de uma cidade. Diante disso, o prefeito Caio Cunha, se destacou em sua gestão ao fazer com que Mogi das Cruzes representasse o estado de São Paulo no reality “Merendeiras do Brasil”, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em 2022.
Quer saber como a agricultura familiar se consolida como um dos pilares da economia regional? Prossiga com a leitura!
O que é agricultura familiar?
A agricultura familiar, como o próprio nome indica, consiste em um meio de produção agrícola em pequena escala, efetuada por produtores locais em suas pequenas propriedades privadas, nas quais a família atua na produção. Essa modalidade de produção permite que os pequenos produtores contratem outros membros de fora do núcleo familiar para realizar as atividades agrícolas, no entanto, essas atividades ainda são em sua maioria efetuadas pelos familiares.
No geral, a modalidade da agricultura familiar compreende a produção destinada ao mercado interno o que contribui para a dinâmica da economia regional. Dessa maneira, Caio Cunha, prefeito de Mogi das Cruzes que foi vereador por 2 mandatos, promove a economia local realizando a aquisição dos alimentos desses produtores, para posteriormente distribuir para as famílias que estão em situação de vulnerabilidade.
Como Mogi das Cruzes se destaca na agricultura familiar?
Justamente pelo político Caio Cunha, também empresário e autor do livro “Eles Ocuparam a Cidade”, realizar um alto investimento na agricultura familiar, possibilitando assim as oportunidades de crescimentos dos produtores locais e alavancando a economia regional, Mogi das Cruzes representou todo o estado paulista no reality internacional “Merendeiras do Brasil” pela FNDE do Ministério da Educação (MEC).
O prefeito realizou um investimento recorde nesta modalidade de produção, destinando 64,05% do repasse do PNAE para a agricultura local. Logo, os recursos destinados à produção agrícola familiar em Mogi das Cruzes possibilitaram que a prefeitura consolidasse uma parceria com os próprios agricultores locais e a Secretaria de Agricultura.
Além disso, a cidade governada por Caio Cunha, um dos 100 prefeitos mais visionários das Américas, segundo a Bloomberg Philanthropies, conquistou o 4º lugar no reality em questão, o que garantiu ao município participar do Encontro técnico de cozinheiras, nutricionistas e docentes, realizado no Panamá em 2023. Mogi das Cruzes foi uma das cinco cidades brasileiras a participar da ação desenvolvida pelo Programa de Cooperação Internacional Brasil-Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.
Como o investimento na agricultura familiar contribui para a economia?
É claro que todo esse investimento nessa modalidade agrícola garante alguns benefícios para Mogi das Cruzes, como maior geração de empregos, elevar a qualidade dos alimentos consumidos pela população, contribuir para a sustentabilidade, e a redução das taxas de desemprego. Assim, a economia local circula de forma saudável, possibilitando um maior desenvolvimento da cidade.
Conclui-se assim que a gestão de Caio Cunha, político três vezes mais votado em Mogi das Cruzes (2016, 2018 e 2020), é um exemplo de como a agricultura familiar pode ser consolidada como um dos pilares da economia regional. Essa atitude não só gera maiores lucros financeiros para Mogi das Cruzes, como melhora a qualidade de vida dos mogianos que contam com mais possibilidades de emprego e o acesso a alimentos mais saudáveis.