Os veículos híbridos e movidos a hidrogênio são considerados uma das principais soluções para aumentar a eficiência energética e diminuir a dependência de combustíveis fósseis, comenta o empresário e sócio fundador do Grupo CPN, Giovani Dadalt Crespani. Esses veículos combinam tecnologias de propulsão elétrica e combustão interna, ou usam hidrogênio como fonte de energia, para oferecer uma performance eficiente e limpa. Quer saber mais sobre o assunto? Leia mais:
Mas afinal, o que são veículos híbridos?
Carros híbridos, como o híbrido Toyota Prius, usam uma combinação de um motor elétrico e um motor a combustão interna para fornecer potência e recuperar energia durante a frenagem, explica o especialista Giovani Crespani. Isso permite que esses carros usem menos combustível e emitem menos poluentes do que os veículos convencionais com motor a combustão interna.
Como funciona um carro híbrido?
Os veículos híbridos usam o hidrogênio como fonte de energia para alimentar um motor elétrico. O único resíduo produzido é água, e não emite poluentes no processo de funcionamento. No entanto, ainda há desafios a serem superados antes que esses veículos possam ser adotados em larga escala, incluindo a necessidade de desenvolver infraestrutura de abastecimento de hidrogênio eficiente e de baixo custo, comenta Giovani Dadalt Crespani.
Quais são os tipos de veículos híbridos?
Existem dois tipos principais de veículos híbridos: híbridos paralelos e híbridos série.
Os híbridos paralelos utilizam os dois motores (elétrico e de combustão interna) simultaneamente para propulsar o carro. Já os híbridos em série, o motor elétrico é usado como um gerador para carregar a bateria e o motor de combustão interna é usado para movimentar o carro.
Segundo Giovani Crespani, os carros híbridos também possuem sistemas de recuperação de energia, que convertem a energia cinética gerada durante as desacelerações e frenagens em energia elétrica armazenada na bateria. Isso aumenta a eficiência energética do veículo e reduz o consumo de combustível.
Quais as limitações dos carros híbridos?
Para Giovani Dadalt Crespani, a desvantagem desse meio de transporte tão inovador é o preço. Isso porque, eles ainda são mais caros do que os veículos convencionais e não são tão comuns quanto os carros a gasolina ou diesel. Além disso, ainda existem limitações na capacidade de armazenamento de energia das baterias, o que significa que os veículos híbridos ainda precisam ser recarregados ou abastecidos com combustível.
Em resumo, os veículos híbridos são uma opção cada vez mais popular entre os consumidores que buscam um meio de transporte eficiente e amigo do meio ambiente. Se você procura por isso, esse é o carro ideal para o seu dia a dia.