A gravidez é uma etapa importante na vida de muitas mulheres, não é mesmo? O Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior entende que esse é um período que traz mudanças para o corpo e mente desse público. Todavia, quando se trata da parte física, diversas transformações podem ser mencionadas. Quer saber as principais delas? Então, acompanhe esse artigo até o final!
Ao pensar em uma gestante, a primeira característica que pode surgir na sua mente é o aumento da barriga, não é verdade? Entretanto, para além dessa particularidade, diversas mudanças ocorrem no corpo dessas mulheres, a fim de que o bebê possa se desenvolver de forma saudável. Mas quais são as principais transformações que acontecem durante esse importante período? É o que você irá descobrir a seguir.
Aumento sanguíneo
Uma das alterações mais interessantes durante a gestação é o aumento do volume sanguíneo. Para poder suprir as necessidades da mãe e do bebê, o coração irá aumentar os batimentos e, consequentemente, elevar a quantidade de sangue do corpo. Para o expert em endometriose Orcione Guimarães Júnior, isso é fundamental para a saúde do feto e da mulher.
Mudanças no cabelo
Outra mudança comum será na textura e características do cabelo. Muitas grávidas costumam relatar que os fios se tornam mais grossos e quebradiços. Essa alteração ocorre, principalmente, devido ao estrogênio — hormônio sexual feminino —, que aumenta o ciclo de crescimento dessa parte do corpo. Por isso, é fundamental realizar alguns cuidados para driblar esse problema.
Aumento da necessidade de urinar
Uma alteração bastante conhecida é o aumento da necessidade de urinar. Ao engravidar, uma mulher terá que ir ao banheiro com uma frequência maior. Isso acontece por causa do aumento sanguíneo, uma vez que os rins terão que filtrar todo o sangue, modificando o fluxo renal. Além disso, com o crescimento do útero, a bexiga fica comprimida. O Mestre em Ciências da Saúde, Orcione Ferreira Guimarães Júnior, comenta que esses pontos possuem grande influência nessa mudança.
Alterações nos seios
Os seios também sofrem diversas transformações durante o período gestacional. Dentre as principais estão o aumento das mamas, maior visibilidade das veias e alteração na cor da aréola. Além disso, é comum que na fase inicial essa região produza o leite materno precoce, também chamado de colostro. Essas modificações são as mais visíveis durante a gravidez.
Por fim, vale ressaltar que podem ocorrer alterações na pele, além de transformação na parte emocional e psicológica. Assim, é fundamental ter um acompanhamento médico para avaliar essas mudanças. Por isso, para saber mais informações sobre a saúde da mulher, entre em contato com o Dr. Orcione Guimarães Júnior através do site: www.clinicadrorcione.com, Instagram: @drorcionejunior e Whatsapp: wa.me/message/WRPY3TZTYVH3L1.