Você já parou para pensar qual é a principal função de um promotor de justiça? O advogado Francisco de Assis e Silva JBS acredita que por mais que estejamos falando de uma profissão primordial no mundo do Direito, seus conceitos ainda podem passar indefinidos na mente de muitas pessoas. Então, se você deseja saber mais sobre essa profissão, continue lendo este artigo!
Afinal, o que é ser um promotor de justiça?
De acordo com o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, na área criminal o promotor de justiça é o profissional responsável por exercer a função de órgão acusatório. Ou seja, o promotor de justiça trabalha no sentido contrário dos advogados de defesa. Além disso, ele também é responsável por fiscalizar as queixas-crimes que são propostas em ações penais privadas que tutelam os interesses individuais.
Logo, quando estamos falando da profissão de promotor de justiça, estamos também falando do principal representante do Ministério Público. De acordo com o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, é um funcionário que atua na primeira instância jurídica. Por esse motivo, é um dos cargos mais cobiçados dentre os formados no curso de Direito e também entre os concurseiros.
Quanto ganha um promotor de justiça?
Muitas pessoas se perguntam qual é o salário de um promotor de justiça, afinal, se trata de um cargo importante na esfera criminal. Segundo o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, atualmente, um promotor de justiça recebe o salário de R$28.883,87 durante o seu exercício inicial, podendo então, aumentar de acordo com o seu tempo de experiência e atuação no cargo.
Como se tornar um promotor de justiça?
Para se tornar um promotor de justiça é necessário realizar a graduação em Direito que dura em média 5 anos. Após isso, é necessário ser aprovado na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e atuar como advogado durante 3 anos, para que possa prestar o concurso público para a área. De acordo com o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, é um caminho árduo, mas repleto de oportunidades e possibilidades.
E o mercado de trabalho?
Como você pode perceber, o promotor de justiça é um funcionário público. Sendo assim, segundo o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, se trata de uma área que oferece bastante estabilidade e segurança para seus funcionários. Logo, assim como a grande maioria dos setores do Direito, é uma área em que vale a pena investir seu tempo e seus estudos, dado os seus benefícios a longo prazo.
O Dr. Francisco de Assis e Silva JBS ressalta que se tornar um promotor de justiça não é uma tarefa fácil, e muitas pessoas acabam desanimando no caminho. Entretanto, se você sonha em ocupar esse cargo, não meça esforços e não se deixe abater durante a sua graduação ou período de concurso. Posteriormente, você verá o quanto valeu a pena ter batalhado para alcançar esse sonho.